quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Paneled door / Porta com almofadas


Esta foto mostra a porta almofadada da Igreja de Santa Cruz, na cidade do Recife. As portas de igrejas antigas apresentam essas almofadas enormes. Almofada é como se chama essa peça de madeira saliente, que se encontra também em portas modernas, porém não com esse imenso relevo que se costumava usar nas igrejas. A Igreja de Santa Cruz está maltratada, mas ainda é bela e sua localização seria um espetáculo – no Largo de Santa Cruz – se o local não estivesse absolutamente desprezado. O Largo de Santa Cruz, em qualquer cidade mais civilizada que o Recife – seria um marco da cidade, como acontece em diversos pontos amplos do "casco antiguo" de Sevilla, por exemplo. Uma pena. Qualquer dia, coloco fotos da igreja toda, hoje quis apenas destacar a porta com almofadas.

Brazil was a Portugal colony and, therefore, inherited the Catholic religion, so we have a lot of churches made by Portugueses and Brazilians throughout of country. This picture shows the paneled door of Holy Cross Church, here in Recife. Panel (in portuguese “almofada”) is the name these protruding wood pieces. On another occasion, I will put pictures of whole church - the church is pretty much deteriorated.

3 comentários:

Paulo Gonçalves disse...

Paulo:
tivemos quase a mesma idéia e quase ao mesmo tempo! E somos até xarás. As evidentes diferenças estão na sua imensa técnica, competência e criatividade. Parabéns.
Veja o dorecife.blogspot.com e saberás do que falo.

Gunn disse...

Creative way to take the photo.
I like old doors. Nice door this:)

Rob Siemann disse...

Cool angle!